domingo, 24 de junho de 2012


Tema: O calendário nosso de cada dia 
Data: 01/03)2012

Estrutura Curricular

Modalidade/Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil – 2 Período Matemática Calendários
Natureza e Sociedade
Linguagem
Dados da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

. Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
. Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
. Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo.
. Registrar as presenças e faltas durante todo o mês

Duração das atividades
3 horas/aulas
Uso do calendário individual durante todo o ano ( a cada mês )
Conhecimentos prévios trabalhados pela professora com os alunos
Para esta aula é importante que a professora desenvolva atividades que mostrem
- Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.

Texto a ser trabalhado:

Seu aniversário (Lulu Santos)

Hoje é seu dia
É muito justo (E é muito justo)
Que seja tão especial
Toda a sua tribo
Também concorda
E acha supernatural...
A gente quer tanto bem a você
Sua alegria contagia a todos nós
A gente quer é lhe devolver
Parte do que você
Traz pra gente...
Parabéns! Parabéns!
Hoje é o seu aniversário
Parabéns! Parabéns!
Mais uma volta no calendário...
Que você sorria
É o que importa (é o que se espera)
Baby! todo dia
Ter você presente
É nossa sorte
É o que nos faz potentes...
A gente quer tanto bem a você
Sua inocência purifica todos nós
A gente quer é lhe devolver
Parte do que você
Faz pra gente... (dá pra gente)
Parabéns! Parabéns!
Hoje é o seu aniversário
Parabéns! Parabéns!
Mais uma volta no calendário...
A gente quer tanto bem a você
Sua energia modifica todos nós
E quer é lhe devolver
Parte do que você
É pra gente! (trás pra gente)
Parabéns! Parabéns!
Hoje é o seu aniversário
Parabéns! Parabéns!
Mais uma volta no calendário...(2x)








Estratégias e recursos da aula

1o Momento:
Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer a oração “Obrigado Senhor pelo dia”. Iniciar diálogo, perguntando: Que dia é hoje?
A partir deste diálogo, apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça. 
2o Momento:
Ajudá-los a identificar a composição do calendário: palavras e números, coluna.
Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.
Outro aluno anota essa data na lousa.
3o Momento:
Retornando ao diálogo, pergunto aos alunos para que serve o calendário, além de achar a data do dia. Provoco até encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.
4o Momento:
Introduzo: Agora vocês vão assistir a um clipe da música da música de Lulu Santos – Seu Aniversário, onde ele fala do calendário.
Hora do Vídeo: Assistir o clipe da música
5o Momento:
Com um calendário do ano na parede ou no chão, pedir a cada aluno que marque a data do seu aniversário. Neste momento terei uma tabela em mãos com os aniversariantes, para eventuais consultas.
6o Momento:
Entrega de um calendário do mês para cada criança, afim de que construam uma legenda para marcar os dias de faltas, os sábados, domingos, feriados e recessos.
Durante todos os dias do mês as crianças farão os registros de como está o tempo.
7o Momento:
Ao final do mês as crianças irão analisar seus calendários e juntos vamos fazer um balanço de quem faltou mais, quem não faltou, quantos dias ficaram nublados, chuvosos ou ensolarados.
8o Momento:
Momento da Calmaria: Todos sentados na rodinha para ouvir a história “Vivi quer crescer”.9
9o Momento:
Diálogo sobre a história

Recursos Complementares

Calendários, vídeo, atividade xerografada, papel metro, lousa, piloto.

Avaliação:

Processual e contínua. Verificar o uso correto do calendário, de acordo com as necessidades.

Meu comentário:
Aula bem elaborada, muito interessante, educativa, interdisciplinar, oferece às crianças a oportunidade de conhecer vários numerais além daqueles estabelecidos no planejamento, além de tornar o aluno responsável pela sua frequência na escola.

Referências: 
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-dia-sempre-novo-dia-428181.shtml
http://lulu-santos.musicas.mus.br/letras/952601/
http://www.youtube.com/watch?v=zStfgOWCxQk


quarta-feira, 20 de junho de 2012


Executando uma atividade integrando tecnologias para facilitar a interação e o vínculo entre a professora e os alunos.

Iniciei a atividade apresentando a historinha “Ritinha Bonitinha” de Eva Furnari, da editora Formato da Coleção as Meninas, em forma de slide, utilizando o computador da escola.
Nesta história Ritinha foge todo o tempo de um dinossauro que faz de tudo para se tornar amiga dela, corre, gangorra em um galho, passa batom, etc até que ela decide se tornar amiga do dinossauro e até senta-se no colo dele.
Como o livro é de história muda, as crianças tiveram oportunidade de apresentar várias histórias oralmente.
Aproveitei o tema amizade e sugeri que fizemos algumas brincadeiras como: Jogo do abraço ( onde se abraçava um, depois dois, … até formar o abraço da turma) e o jogo da vendinha ( onde combinei com as crianças que cada uma seria uma mercadoria da venda, eu disse então: Fui ao mercado e o molho de tomate mandou um abraço para o macarrão, as mercadorias se abraçaram e trocaram de lugar, a brincadeira continuou, com tarefas diferentes, até que todos tivessem demonstrado carinho por alguém e também recebido carinho).
Depois, em uma grande roda cantamos a música “A roda vai rodar, a _____ vai falar qual é o amiguinho que ela quer abraçar”.
Assim, tivemos a oportunidade de nos abraçarmos mostrando nosso carinho.
Para finalizar, fizemos um amigo secreto de desenhos onde trocamos desenhos uns com os outros. Eu especialmente fiz um cartão para cada criança com uma mensagem de amizade.
A atividade foi muito legal e no final os laços de amizades estavam mais fortalecidos, inclusive entre algumas crianças que vinham se desentendendo.

segunda-feira, 18 de junho de 2012


O registro digital da experiência
Todas as atividades propostas foram executadas com êxito pelas crianças, que a cada dia se mostravam cada vez mais envolvidas com o tema proposto.
De início a ideia de criar uma horta era para uso próprio da cantina da escola, no entanto não foi possível desenvolvê-la pois na creche não dispomos de um lugar adequado, foi então que surgiu a ideia de que cada criança plantasse sua mini-horta de temperos em garrafas pet, o que também ficou muito legal.
Na hora de levá-las para casa, era visível a felicidade das crianças em presentear as famílias com seus trabalhos, pois eles pintaram e plantaram cada sementinha de salsa , hortelã, etc.
Outra dificuldade que tivemos foi com relação à apresentação do vídeo da turma da Mônica porque até o dia da apresentação do mesmo, a internet da escola ainda não estava funcionando.
Então precisei adiar a apresentação para uma nova data e aí sim, levei um minimodem e usando o computador tudo deu certo e a experiência foi ótima.  

sábado, 2 de junho de 2012


Executando a atividade planejada
Nesta sexta-feira, dia 1o de junho, dei início à execução do projeto “Meio ambiente” com a minha turma de 2o Período e pude observar que o tema abordado despertou grande interesse nas crianças. O passeio foi muito interessante, pois saímos bem cedo e a coleta do lixo ainda não havia sido feita, por isso bem próximo da escola encontramos lixo esparramado pelas calçadas, na praça, etc.
Assim tivemos a oportunidade de vivenciar a poluição do meio ambiente bem próxima a nós e suas consequências, como o mau cheiro, moscas, etc.
Espero que com o decorrer das atividades as crianças se envolvam cada vez mais com o tema e aproveitem bastante.

sexta-feira, 1 de junho de 2012


Projeto Meio ambiente
Turma: 2o Período
Período:Junho a Julho
Justificativa:
Visando explorar o meio ambiente e a preservação da natureza, a valorização da água, a divisão do lixo (coleta seletiva e reciclagem) e os animais de todas as espécies. Porque vivemos em um mundo em que é preciso "cuidar" do meio ambiente. Precisamos plantar a semente da conscientização desde já, para que as crianças de hoje sejam os conscientes adultos de amanhã.
Objetivo geral:
Este projeto tem como objetivo conscientizar as crianças da importância de cuidarmos e preservarmos o meio ambiente.
Objetivo específico:
  • explorar o meio ambiente;
  • incentivar o cuidado ao ambiente em que vivemos;
  • desenvolver a percepção visual, auditiva e motora;
  • explorar a imaginação e a criatividade;
  • aprimorar a motricidade ampla e fina e proporcionar novos conhecimentos e vivências.

Atividade desencadeadora:
Hora do Conto
Metodologia:
  • pintura com tinta
  • confecção de carimbos
  • recorte e colagem
  • contação de histórias
  • confecção de máscaras
  • oficina de criação com sucatas
  • cartazes
  • mural da escola
  • criação de uma mini-horta
  • ornamentação de lixeiras
  • jogos
Culminância:
Exposição dos trabalhos para a comunidade escolar e apresentação teatral feita pelas crianças “O poder está em nossas mãos.